20 Benefícios da Cerveja Preta

Existe um mito que diz que o consumo de cerveja preta auxilia na produção de leite pelas grávidas ou durante o período de amamentação. De acordo com estudos recentes isto definitivamente não é verdade. Já foi comentado e discutido várias vezes que é terminantemente contra-indicado o consumo de qualquer bebida alcoólica durante a gestação ou durante o período de amamentação, mesmo quando a bebida possui menor teor alcoólico que é o que acontece com a cerveja preta.

Durante muitos anos a cerveja preta foi considerada a bebida das “mulheres decentes” e talvez por esse conceito é que criou-se o mito que ela faria bem para “mães”.

Mas a cerveja preta também pode trazer alguns benefícios da cerveja preta para a saúde, se consumida de forma moderada, lógico.

Entre estes benefícios podemos citar a proteção contra doenças cardiovasculares e trombose. Alguns estudos também apontam que a ingestão moderada de cerveja preta pode proteger o organismo contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose e até diabetes.

Por outro lado a cerveja preta também pode ser um ótimo complemento para uma dieta saudável, pois sua produção é constituída por cevada, maltada, lúpulo, trigo, arroz ou milho e 93% de água. Isso tudo sem contar que a cerveja tem elevado teor de potássio e baixo teor de sódio e pode ser um ótimo complemento de vitaminas e sais minerais.

É óbvio que o consumo deve ser moderado.

É recomendado 30g dessa bebida por dia, ou 3 copos por semana. Isso também não significa que só porque você não tomou seus 3 copos durante a semana você poderá tomar tudo de uma só vez no final de semana. Lembre-se que apesar do baixo teor alcoólico a cerveja preta também possui efeitos negativos, por isso o melhor é controlar ou até mesmo evitar.

Maminha na cerveja escura


Essa receita eu vi há uns 2 anos no programa Mais Você da Ana Maria Braga. Percebi que a receita foi muito elogiada e fiz pela primeira vez. Ela fica simplesmente maravilhosa, a carne fica muito macia, o molho fica bem escuro e espesso, salgado na medida certa e o que é melhor, não dá trabalho, é daquelas receitas rápidas de fazer e deliciosas de comer. Façam e depois me escrevam contando o que acharam.



Ingredientes:
• 1 peça de maminha
• 1 lata de molho de tomates
• 1 pacote de creme de cebola
• 2 latinhas de cerveja preta escura (tipo malzbier)

Modo de preparo:

Passo 1: Misture todos os ingredientes, exceto a carne. Isso tudo já pode ser colocado diretamente na panela de pressão, para fazer menos sujeira. Fiz em uma vasilha somente para fotografar. Misture com o batedor ou uma colher.


Passo 2: Coloque essa mistura na panela e por cima coloque a maminha.
Passo 3: Feche a panela de pressão, acenda o fogo e quando a panela começar a chiar conte uma hora e 15 minutos. O único cuidado que deve ser tomado é, de tempos em tempos, agitar um pouco a panela. Preste atenção também no chiado da panela. Se ela parar de fazer barulho é sinal que a cerveja secou. Interrompa o cozimento para não queimar. Servi com arroz e batata chips.

Yakissoba Misto (Carne, Frango e Ca marão)

O yakisoba é um prato que tem suas raízes na culinária chinesa e hoje é um dos símbolos da culinária do Japão, principalmente aqui no Brasil. O seu sucesso é tão grande que estimulou alguns fatos interessantes. Muitos restaurantes chineses em São Paulo e em outras capitais brasileiras chamam o seu macarrão chop suey de yakisoba, o nome japonês, e todo dia surgem barraquinhas de yakissoba nas ruas para concorrer com o cachorro quente e o pastel, outra influência gastronômica dos chineses.

Ingredientes
100 gr de filé mignon
125 gr de macarrão para yakisoba
35 gr de cenoura
35 gr de vagem
35 gr de couve-flor
35 gr de brócolis
50 gr de repolho
50 gr de acelga
2 xícara(s) (chá) de caldo de frango
1/3 xícara(s) (chá) de shoyu
2 colher(es) (sopa) de amido de milho diluido(s)
1 colher(es) (chá) de óleo de gergelim torrado
1/2 colher(es) (chá) de glutamato monossódico
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de sal
quanto baste de óleo de soja


Modo de Fazer

Tempere o filé com um pouco de pimenta-do-reino, Aji-no-moto® e sal e corte os legumes. Cozinhe o macarrão de acordo com o tempo indicado na embalagem. Depois de pronto, frite-o por dois minutos em um pouco de óleo, escorra e reserve. Para o molho, refogue o filé mignon cortado em lâminas rapidamente e reserve. Refogue os legumes em um pouco de óleo, colocando os mais duros primeiro. Acrescente o caldo e cozinhe por alguns instantes. Retorne o filé mignon reservado, acrescente o shoyu, corrija o sal, o glutamato e a pimenta-do-reino. Acrescente o amido de milho e, quando engrossar, desligue o fogo. Tempere com o óleo de gergelim torrado, coloque o molho sobre o macarrão e sirva.

Dicas - Você poderá fazer o seu yakisoba com outros sabores, substituindo a carne por frango, frutos do mar ou fazê-lo somente com os legumes. - Uma das versões chinesas do yakisoba é feita com acelga, brócolis, cenoura, broto de bambu, champignon, frango, filé e camarão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *